O Que Acontece com o Corpo ao Parar o Uso de Anticoncepcionais?

O anticoncepcional, amplamente adotado por mulheres para prevenção da gravidez e tratamento de condições como endometriose, pode influenciar o corpo de maneiras diversas. Quando a decisão é interromper o uso, seja em forma de comprimidos ou injeções, a mulher pode experimentar uma série de sintomas.

O Que Acontece com o Corpo ao Parar o Uso de Anticoncepcionais?


Possíveis Efeitos da Interrupção do Anticoncepcional:

1. Oscilação de Peso: A retenção de líquidos induzida pelo anticoncepcional pode levar a uma perda de peso após a sua interrupção. No entanto, mudanças no humor, aumento do apetite e a susceptibilidade a doces podem resultar em ganho de peso se não houver cuidado com a alimentação.

2. Desregulação Menstrual: Com a interrupção do anticoncepcional, o corpo precisa retomar a produção natural de hormônios, podendo levar a uma desregulação menstrual. Caso a menstruação não ocorra por mais de dois meses ou se houver um aumento anormal no número de ciclos menstruais no mesmo mês, é aconselhável procurar orientação médica.

3. Aumento das Cólicas: As cólicas menstruais podem intensificar-se, uma vez que a menstruação natural pode ser mais densa e espessa. Recorrer ao médico para prescrição de analgésicos adequados pode ajudar a aliviar a dor.

4. Aumento de Pelos e Libido: A limitação da produção do hormônio testosterona pelo anticoncepcional pode ser revertida após sua interrupção, levando a um possível aumento de pelos no corpo e do desejo sexual.

É crucial ressaltar que cada mulher reage de maneira única à interrupção do anticoncepcional, e os sintomas podem variar. Recomenda-se a consulta a um ginecologista para orientações específicas sobre como realizar a transição. Caso a mulher deseje engravidar e não alcance sucesso após 12 ciclos menstruais, a busca por um especialista em fertilidade é indicada para um tratamento personalizado. O corpo pode levar até 12 meses para eliminar completamente os efeitos do anticoncepcional, dependendo do tipo e da dose utilizada pela mulher.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem