Alerta de Saúde: Dor nas Costas Pode Indicar Doença Grave, como o Mieloma Múltiplo

A dor nas costas, um desconforto comum que afeta grande parte da população, pode ser mais do que uma simples dor muscular. Em alguns casos, pode ser um sinal de doença grave, como o mieloma múltiplo, um tipo de câncer que frequentemente atinge a medula óssea, responsável pelo preenchimento interior da maioria dos ossos.

Alerta de Saúde:


Embora a dor nas costas seja uma queixa comum, associá-la ao mieloma múltiplo destaca a importância de não ignorar sintomas persistentes e procurar avaliação médica. Infelizmente, o diagnóstico precoce dessa condição é desafiador, pois muitas vezes não apresenta alterações significativas no organismo até atingir um estágio avançado.

O hematologista e hemoterapeuta Nelson Hamerschlak, do Albert Einstein, ressalta que, na maioria das vezes, os pacientes com mieloma múltiplo experimentam dores nas costas, mas devido à sua natureza comum, a condição pode passar despercebida durante consultas médicas iniciais, resultando em tratamentos inadequados.

O mieloma múltiplo afeta os plasmócitos, glóbulos brancos essenciais para a produção de imunoglobulinas, que desempenham um papel crucial na defesa do corpo contra infecções. Nestes casos, os plasmócitos tornam-se malignos, proliferando descontroladamente na medula óssea e resultando em uma produção elevada de imunoglobulina, causando complicações para o paciente.

Embora mais prevalente em indivíduos acima de 65 anos, especialmente do sexo masculino, e em pessoas com histórico familiar de mieloma múltiplo, a condição pode afetar qualquer idade. 

Lesões ósseas dolorosas, muitas vezes nas costas, coluna, pélvis e crânio, são sintomas que não devem ser negligenciados, pois podem indicar uma condição séria, como o mieloma múltiplo. O alerta destaca a importância da prontidão para buscar aconselhamento médico diante de dores persistentes nas costas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem